Saiba mais

Quais os objetivos do SINDLAV?

Nosso estatuto define as seguintes diretivas:

  1. Representar e defender os direitos e interesses gerais do setor de lavanderias e similares no Estado do RJ;

  2. Representar e defender os direitos e interesses das empresas associadas e do setor econômico;

  3. Celebrar convenções coletivas de trabalho e prestar assistência em acordos coletivos;

  4. Eleger ou designar os representantes do setor perante as entidades públicas e privadas.

Por que preciso de um sindicato patronal como o SINDLAV?

Legislação trabalhista

Quer evitar muitas dores de cabeça e prejuízos?

Os sindicatos patronais são os únicos autorizados a pactuar convenções coletivas, estabelecendo os direitos e deveres na relação laboral. Na ausência deles, as federações e confederações do setor econômico assumem este papel. Quando um acordo coletivo é pactuado sem a intermediação dessas entidades, ele poderá ser considerado nulo, trazendo uma completa insegurança jurídica para os envolvidos, especialmente as empresas. As empresas somente têm autorização de negociar diretamente caso a entidade patronal se recuse a fazê-lo. Se porventura não houver respeito a esta regra, decisões judiciais podem ser arbitradas em condições bem adversas daquelas ora pretensamente pactuadas entre as partes, podendo gerar, inclusive, ônus financeiros vultosos;

Contraparte laboral

Outro aspecto é que os sindicatos patronais são os norteadores legais das ocupações laborais na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), assim como das entidades laborais com as quais os empregados serão vinculados. Se a empresa estiver negociando diretamente com uma entidade laboral incorreta, além das questões do parágrafo anterior, poderá significar que a empresa esteja recolhendo as contribuições sindicais patronais e laborais para as entidades erradas, acarretando ainda responsabilidades cíveis e financeiras, e eventual pagamento em dobro, pois pagaram erroneamente. Além disso, a empresa terá que arcar com as despesas de honorários advocatícios para estabelecer individualmente (…e incorretamente) um acordo coletivo com a entidade laboral, ou seja, jogará mais dinheiro fora;

Representação sindical

As entidades sindicais também podem defender coletivamente os interesses do setor econômico junto ao poder público. Muitas ações judiciais são propostas individualmente por empresas, contudo, tratam-se, na verdade, de interesses comuns do setor econômico. Deste modo, arcam sozinhas com pesados custos judiciais que poderiam ser coletivamente bem menores, ou ainda, por indisponibilidade de maiores recursos financeiros e impossibilidade de lidar juridicamente com estas questões, deixam o problema de lado;

O sistema sindical

A estrutura sindical (Sindicatos — Federações — Confederações) não produz só Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), fazem a propositura de projetos e leis, articulando-se politicamente para defender os interesses dos empresários junto ao Governo Municipal, Estadual e Federal, inclusive no Congresso Nacional. É importante lembrar que as entidades laborais também defendem os próprios interesses nessas esferas, tornando-se imprescindível o equilíbrio da representação patronal na política, ou só teríamos leis sob a ótica dos trabalhadores;

Deveres e poderes

Sindicatos tem deveres e poderes definidos em lei federal. Isso significa muito mais força legal para defender os interesses de uma categoria econômica, inclusive, muitas vezes, com assento e voto em questões oficiais. Todas as entidades de classe são importantes, mas as demais associações não sindicais tem um poder bem mais limitado legalmente. Seja sócio (associado / filiado) do SINDLAV.

Sou sócio (associado / filiado) ou sou vinculado ao SINDLAV?

Empresas vinculadas

Todas as empresas do setor econômico de lavanderias e similares no Estado do Rio de Janeiro são obrigatoriamente vinculadas por enquadramento legal ao SINDLAV, independente de qualquer ação ou medida. Deverão seguir os termos negociados nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) pactuadas para a contratação de qualquer empregado, além de recolher as contribuições obrigatórias definidas na CCT.

Empresas sócias (o mesmo que associadas ou filiadas)

São empresas que, além das contribuições obrigatórias definidas na CCT, adicionalmente pagam a contribuição associativa mensal, que permite que seja sócia do SINDLAV, participando da definição das diretrizes do sindicato, além de votar e ser votado para a direção da entidade. Por ser sócia, têm prioridade no atendimento das demandas e acesso às oportunidades que ocorrerem.

Lembre-se: para o gozo dos direitos acima é necessário estar quites, quando aplicável(*), com as contribuições associativa, sindical, confederativa e assistencial.

(*) Sua empresa pode não ter exigência legal do pagamento de algumas destas contribuições. Consulte para mais informações e condições específicas pelo Fale Conosco.

Por que deveria me tornar sócio (associado / filiado) do SINDLAV?

Meu negócio tem um porte maior

Então, sua empresa é mais sensível às negociações trabalhistas, e, sem dúvida, deve estar presente pautando as próprias necessidades e dificuldades a serem abordadas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) e nos projetos futuros do sindicato, já que qualquer detalhe será muito mais relevante para o seu negócio.

Vodeixará que outros decidam sozinhos o futuro do seu negócio?

Meu negócio é uma microempresa (ME ou MEI)

Nesse caso, o apoio e suporte obtido junto ao sindicato é muito mais vantajoso operacional e economicamente para sua empresa do que enfrentar sozinho tudo o que precisa, sem mencionar as oportunidades de network e negócios que podem surgir do envolvimento com projetos da entidade. As dificuldades que sua empresa enfrenta não são exclusivas — ocorrem em diversos outros negócios do segmento.

Gostaria de ajuda para enfrentar este desafio ou quer lidar com isso sozinho?

Em ambos os casos é importante lembrar que um sindicato é tão bom quanto é o envolvimento de seus membros. Isso significa que se você pensa que o seu sindicato pode ser melhor, ELE PODE, SÓ DEPENDE DE VOCÊ. Associar-se ao SINDLAV é a primeira forma de sua empresa contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso setor, pois com mais recursos, podemos fazer ainda mais por sua empresa. É importante ressaltar que a direção de um sindicato patronal não recebe nenhuma forma de remuneração.

Torne-se agora associado da entidade que mais investe no futuro das lavanderias e similares no RJ.

Quais as vantagens em me tornar sócio (associado / filiado) do SINDLAV?

CERSIN-LAV sem taxas administrativas

Sócios do SINDLAV não precisam pagar nenhuma taxa administrativa de serviços para a emissão da CERSIN-LAV. Conforme a CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA — CERTIDÃO SINDICAL DE INFORMAÇÕES DE CONFORMIDADE DAS LAVANDERIAS DO RJ (CERSIN-LAV), todas as empresas do setor econômico de lavanderias e similares precisam dispor deste documento. É uma declaração da situação de conformidade das obrigações e relações trabalhistas para estabelecer condições particulares de trabalho, tais como bancos de horas, escalas 12x36, escalas de compensação, entre outras, além da obrigatoriedade da apresentação da certidão em concorrências. Observe que este documento integra o contrato de trabalho e sua ausência pode gerar passivos e litígios trabalhistas, além de multas e ações da entidade sindical laboral e do Ministério Público do Trabalho. Leia atentamente todos os detalhes na CCT e saiba mais sobre a CERSIN-LAV.

Em caso de dúvidas, fale conosco.

Assessoria jurídica trabalhista online

Sua empresa pode contar com um serviço de orientação jurídica trabalhista gratuita, exclusivo para as empresas associadas ao SINDLAV. Você esclarece todas as dúvidas sobre a Convenção Coletiva de Trabalho e questões relacionadas, agilizando as decisões no dia-a-dia na sua empresa com a segurança que precisa.

Assessoria jurídica em processos

Precisa de ajuda com processos cíveis e de direito do consumidor? Nossos sócios (associados / filiados) dispõem de um dos melhores escritórios de advocacia, com valores extremamente vantajosos, para defender os interesses do seu negócio. Consulte os valores e condições.

Assessoria técnica online

Por intermédio desse serviço, as empresas podem encaminhar demandas técnicas sobre lavanderias, e nossa equipe realizará a pesquisa em nossa vasta biblioteca, além de consultar nossos principais parceiros especialistas para esclarecer suas dúvidas. O tempo de resposta dependerá da complexidade da questão envolvida.

Defesa dos interesses do setor

O SINDLAV proporciona as empresas sócias um serviço de defesa coletiva de interesses para o atendimento de necessidades específicas do setor econômico. É uma representação realizada de forma técnica junto aos órgãos do Poder Público de todas as esferas, por intermédio da apresentação das demandas e propostas de solução. Visa extinguir ou mitigar os impactos de problemas e alcançar mudanças que beneficiem e aperfeiçoem o setor do comércio de lavanderias e similares do Estado do Rio de Janeiro.

Descontos e Bolsas de estudo

Empresas associadas ao SINDLAV têm acesso à educação profissional, pesquisas e consultorias, no âmbito das mais diversas áreas, com benefícios e vantagens exclusivas do SESC e SENAC, além de oportunidades de parcerias em projetos SINDLAV-SEBRAE. Periodicamente comunicamos estas oportunidades para nossos sócios (associado / filiado).

O que é e quanto custa a CERSIN-LAV?

O que é a CERSIN-LAV?

É a CERTIDÃO SINDICAL DE INFORMAÇÕES DE CONFORMIDADE DAS LAVANDERIAS DO RJ.

É um documento declaratório de conformidade, não impeditivo das atividades, e necessário para todas as empresas do setor econômico. Esta certidão é parte complementar inseparável do contrato coletivo dos trabalhadores do setor de lavanderias, tinturarias, toalheiros, empresas de esterilização e similares do Rio de Janeiro. Um instrumento público obrigatório da política de governança das relações trabalhistas, alinhado com a Súmula n.º 331, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e na lei 8.666/93. Uma medida boa para todos os trabalhadores e empresas manterem relações transparentes e saudáveis, prevenindo litígios futuros.

Para outros detalhes, verifique a página da CERSIN-LAV.

Quanto custa a CERSIN-LAV?

O documento é gratuito para todas as empresas associadas. Para as demais empresas, a taxa administrativa de serviços irá variar conforme o porte da empresa. Para saber o valor para a sua empresa, utilize nosso canal de atendimento;


Copyright © 2015 – 2022 do CNPJ 09349740/0001–02. Todos os direitos reservados.

Como o sindicato se mantém? O SINDLAV recebe dinheiro público?

NÃO. O SINDLAV é mantido pelo dinheiro pago por contribuintes sócios (associado / filiado) e os vinculados por enquadramento legal. Esses recursos são responsáveis pelo atendimento de todos, inclusive, neste momento, mesmo aqueles não-contribuintes, que, por força da lei, usufruem de eventuais resultados e benefícios arcados pelas empresas contribuintes.

Em virtude disso, os atendimentos são realizados conforme a proveniência e a disponibilidade dos recursos financeiros obtidos, regulamentados pelas normas internas do sindicato. A contribuição de cada um é a principal receita que mantêm as infraestruturas de atendimento às empresas e trabalhadores, incluindo despesas com imóveis, luz, água, telefone, acesso à internet, websites, serviços de tecnologia e manutenção, salários de funcionários, consultores e advogados, indispensáveis ao atendimento — NOSSA ENTIDADE NÃO RECEBE NENHUM DINHEIRO PÚBLICO.

Sem a atividade sindical exercida para toda a coletividade de lavanderias e similares do Rio de Janeiro, cada empresa de nosso setor econômico teria que arcar com o esforço, recursos e custos individuais muito maiores do que a pequena contribuição existente. Pagar as contribuições da Convenção Coletiva de Trabalho, e/ou tornar-se sócio (associado / filiado), permite maior agilidade, economia, desenvolvimento, direitos mais justos e força de negociação para todos. O SINDLAV existe para atender e defender seus representados. Seja sócio (associado / filiado) e apoie o seu sindicato patronal.

Quanto custa me tornar sócio (associado / filiado) do SINDLAV?

Para Microempreendedor Individual (MEI)

O valor é de R$ 360,00 anuais, dividido em até 12x (R$ 30,00 mensais) para tornar-se sócio (associado / filiado) júnior I.

Para Microempresas (ME) enquadradas no Simples

O valor é de R$ 1.200,00 por ano, dividido em até 12x (R$ 100,00 mensais) para tornar-se sócio (associado / filiado) júnior II.

Para as demais empresas

O valor é de R$ 2.400,00 por ano, dividido em até 12x (R$ 200,00 mensais) para tornar-se sócio (associado / filiado) pleno.

Os valores acima abrangem somente a contribuição associativa. Conforme o porte e enquadramento fiscal da empresa, outras contribuições poderão ser isentas ou aplicáveis. Veja mais informações. Consulte o atendimento para esclarecer as dúvidas.

Estes valores são válidos EXCLUSIVAMENTE para pagamento por PIX. Para emissão de boleto serão acrescidos as respectivas tarifas bancárias e taxas de operação. O envio dos comprovantes pode ser feito pelo e-mail ou WhatsApp.

Consulte mais informações e solicite agora sua associação.